RESTITUIÇÃO: Receita abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda

Atualizado: Nov 3

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, a Receita Federal abrirá, às 10 horas, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020.

De acordo com o órgão, o pagamento será realizado no dia 30 deste mês. O lote residual será no valor de R$ 560 milhões para um total de 273.545 contribuintes.


O contribuinte pode verificar se a declaração foi liberada através do site da Receita Federal. Também é possível conferir se há alguma inconsistência na declaração e fazer a regularização pelo portal e-CAC, menu Meu Imposto de Renda.


Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não for creditado, a Receita informa que o contribuinte deve entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição bancária.


Ao realizar a consulta do IR 2020, o contribuinte será informado:


que foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;

ou que a declaração está na “fila de restituição” (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses);

ou que está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. Quando a declaração está em processamento ou na fila de espera, o contribuinte deve verificar se há alguma inconsistência de informações.


Saiba se você tem restituição a receber


O contribuinte pode acompanhar o cálculo do imposto por meio do programa de preenchimento da declaração, utilizando as duas formas de tributação possíveis – pelo modelo simplificado e pelo completo.


Para acompanhar a atualização, basta visualizar a “Opção pela tributação” que aparece ao lado esquerdo da tela. Conforme as fichas da declaração são preenchidas, o cálculo do imposto é atualizado.


Através do programa, o contribuinte consegue conferir o impacto da inclusão de dependentes, das despesas dedutíveis e das fontes de renda. O quadro é composto por dois campos, “Por deduções legais” (para quem faz a declaração completa) e “Por desconto simplificado” (que desconsidera as despesas dedutíveis e usa um desconto padrão de 20%). Os valores destacados em azul significam imposto a pagar. Já os valores destacados de verde correspondem à restituição.


*Neuza Alves, advogada tributarista.


#advogadotributarista #advogadotributário #impostoderenda #restituiçãodoimpostoderenda #restituiçãodoIR #icms #advogadoempiritubasp #IR #comopagaroISS


Fonte: notícias concursos


15 visualizações

Contato

whatsapp-logo-13-03.png

 

 

Tel. (11) 2768-9386 / (11) 94713-9386

Email: aod@aod.adv.br

Av. Mutinga, 407, conj. 01 - São Paulo/SP - CEP 05154-000

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Pinterest Branco