Original.png

REVISÃO DA VIDA TODA 

Buscar

O que é a Revisão da Vida Toda?

Atualizado: 19 de set.



O que é a revisão da vida toda?


A revisão da vida toda é uma ação judicial que busca reverter os efeitos negativos causados pela Reforma da Previdência de 1999, em algumas aposentadorias.


As pessoas que se aposentaram após 29 de novembro de 1999 e, já contribuíam antes de 1994, não tiveram essas contribuições contabilizadas e, por isso, foram prejudicadas na hora de se aposentar.


Atenção! Lembrando que em 1994 foi o ano da implantação do Plano Real.


Assim, as pessoas que contribuíram para a previdência durante outros planos econômicos e não tiveram seus salários contabilizados no momento do cálculo da aposentadoria, podem ter tido prejuízo quando pediram esse benefício.


O que, de fato, está sendo julgado na revisão da vida toda?


Nessa ação sobre a revisão da vida toda esta ocorrendo o julgamento sobre essa possibilidade de revisão dos benefícios (aposentadorias), do INSS para aquelas pessoas que contribuíam para a previdência antes de 1994.


Aqueles que se aposentaram após 29 de novembro de 1999 e já contribuíam antes de 1994, não tiveram essas contribuições contabilizadas, e assim foram prejudicadas na hora de se aposentar.


O objetivo é permitir que os aposentados que foram prejudicados possam receber valores que venham a reparar o erro acontecido na hora do cálculo da aposentadoria. Podendo acontecer o aumento do valor de sua aposentadoria e, também, a possibilidade de receber os atrasados. Que, por sua vez, pode ser um valor considerável.


Desse modo, nessa revisão da vida toda está sendo julgada a inserção de todas as contribuições feitas antes de 1994.


Quem tem direito a revisão da vida toda?


A revisão da vida toda beneficia as pessoas que se aposentaram entre 29 de novembro de 1999 a 13 de novembro de 2019 e que possuem contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou ainda para aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum período após 1994.


Desse modo, qualquer segurado que recebe algum dos seguintes benefícios concedidos até o dia 13 de novembro de 2019 e se encaixa nos pontos listados logo acima e que não tenha passado 10 anos da data do início do benefício podem solicitar a revisão da vida toda, sendo eles quem recebe:


  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição;

  • Aposentadoria por Idade;

  • Aposentadoria Especial;

  • Aposentadoria por Invalidez;

  • Auxílio Acidente;

  • Auxílio-Doença;

  • Pensão por Morte;

  • Salário Maternidade.


Como fazer o pedido de Revisão da Vida Toda?

  • É necessário consultar um advogado especialista em Direito Previdenciário, para averiguar se é vantajoso fazer o pedido de revisão da vida toda ou não, porque existem situações que não vão gerar um benefício melhor e podem acarretar em prejuízos.

  • É importante sempre exigir um parecer do profissional sobre a viabilidade ou não da demanda.

  • Existem dois caminhos para a entrar com ação de revisão, o Juizado Especial Federal ou a Justiça Federal Comum, que depende do valor dos atrasado que a pessoa terá a receber no final do processo, a ser calculado pelo seu advogado.


Precisando de um advogado especialista em Revisão da Vida Toda?


Nosso escritório é especializado em ações de Revisão da Vida Toda.

Entre em contato para saber se você tem direito!


Dra. Neuza Alves, advogada previdenciária. Especialista em ações de pedidos e revisões de aposentadoria e outros benefícios do INSS.



274 visualizações0 comentário